
Com o afastamento do governador Paulo Hartung (PMDB), que viaja nesta quarta-feira (5) a São Paulo para dar prosseguimento ao tratamento de saúde iniciado em fevereiro para extrair um tumor na bexiga, o vice, César Colnago (PSDB), assume o governo do Estado e já enfrenta uma crise interna indigesta. É que as farpas trocadas entre os secretários de Saúde de Vila Velha, Jarbas Assis, e do Estado, Ricardo de Oliveira, podem abalar a relação de aliados muito próximos do tucano.
Jarbas Assis foi chefe de gabinete de Colnago, acompanhou o vice-governador em boa parte de sua carreira política até aqui e assumiu a Secretaria de Saúde de Vila Velha, por indicação dele. O prefeito Max Filho é outra liderança tucana muita ligada ao vice-governador. Ele foi levado ao partido por Colnago, por quem o prefeito tem uma dívida de gratidão.
Ao rebater a nota da prefeitura sobre o não atendimento aos casos de internação infantil pelo governo do Estado, o secretário Ricardo de Oliveira politizou o impasse, classificando a reclamação da prefeitura, que não conseguia vagas na rede estadual para encaminhar as crianças em atendimento no PA da Glória, como expediente da “velha política”, seguindo a lógica maniqueísta que vem sendo retomada pelo governador Paulo Hartung, de classificar todas as críticas ou cobranças da classe política como conspiração.
Max Filho, ao tentar evitar confronto com o governo, acabou colocando a bomba no colo de seu secretário de Saúde, o que politicamente, para o vice-governador, não é uma boa ideia. A identidade de Assis com Colnago é indissociável, por isso, a situação acaba respingando na imagem do vice-governador.
Para os meios políticos, se diante dos holofotes a situação parece resolvida com a declaração do prefeito de que a divulgação da nota foi “um erro”, nos bastidores o clima entre Ricardo de Oliveira e Jarbas Assis traz Colnago para o meio do debate. De um lado está o secretário de Estado e do outro um aliado político de Colnago, que estará na interinidade do governo e com um problema político para resolver.