Coluna NA MIRA – Por Antônio Carlos da Silva
Romualdo está de volta na Assembleia
O ex-prefeito Romualdo Milanese (Solidariedade), que elegeu no último dia 1º, a esposa Fernanda Sossai Milanese, do mesmo partido, como a primeira prefeita de Boa Esperança, retornou para o seu cargo no gabinete do deputado estadual Freitas (PSB), na Assembleia Legislativa.
Romualdo, que foi prefeito de 2009 a 2016, pediu exoneração para atuar na campanha eleitoral de Fernanda.
Isso significa que ele não ocupará cargo de secretário municipal no governo de Fernanda, como se comentava nos bastidores.

Na Câmara Federal
Após deixar a Prefeitura em 2016, Romualdo atuou como assessor do então deputado federal Dr. Jorge Silva (Solidariedade).
Secretariado
E por falar em secretariado, a prefeita eleita Fernanda Milanese, que será empossada pela Câmara Municipal, no próximo dia 27/08, em cerimônia oficial a ser realizada no ginásio de esportes Edinaldo Barros, a partir das 10 h, afirmou na manhã desta segunda-feira, 16, que ainda não definiu todos os nomes para a sua equipe administrativa.
Fernanda disse que nesta semana reunirá com os representantes dos partidos aliados para definir os respectivos nomes para a sua equipe administrativa.
A coligação que elegeu Fernanda e Leandro da Associação foi composta pelas siglas: Solidariedade, Cidadania, PSB, PT, PDT e PSL.

Secretarias
O município tem nove secretarias: Fazenda; Planejamento e Gestão; Educação; Saúde; Assistência Social; Desenvolvimento Urbano (Obras); Desenvolvimento Rural (Agricultura); Meio Ambiente, e Esportes, Cultura e Turismo, além da Procuradoria Jurídica e Controladoria, que possuem status e remuneração de secretaria.
Nomes conhecidos
Nos bastidores, alguns nomes conhecidos da política esperancense, tais como ex-secretários e ex-vereadores, são cogitados para ocuparem o secretariado na nova administração em Boa Esperança, contudo, sem confirmação oficial.
Renato volta para Câmara
Assim que Fernanda Milanese for empossada na sexta-feira, dia 27/08, o prefeito interino Renato Barros (Solidariedade), que está no cargo desde o dia 1º de janeiro, retornará para a Câmara Municipal como o presidente titular.
Renato foi eleito vereador no primeiro mandato, assumiu a Prefeitura, entretanto, ainda não conduziu nenhuma sessão ordinária ou extraordinária. Conduziu apenas a sessão solene de posse do vice-presidente Carlos Venancio (Republicanos) como presidente da Câmara interino.

Na Ales: Rodovia Amaro Covre
Como forma de homenagear com grandeza e de forma justa o legado do ex-prefeito Amaro Covre, que cumpriu cinco mandatos em Boa Esperança, entre os anos de 1972 a 2008, o deputado estadual Alexandre Xambinho protocolou no último sábado, dia 14, na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei denominando de “Rodovia Amaro Covre”, o trecho da Rodovia ES 315, que liga o distrito de São José do Sobradinho até o Córrego Santa Lúcia, na divisa com o distrito de Santa Maria, no município de São Mateus.

Xambinho enaltece Amaro
O deputado Xambinho conheceu e sempre respeitou a história de Amaro Covre, o prefeito que revolucionou a sua gestão com a famosa ‘administração comunitária’ e tornou-se conhecido como o ‘João de Barro’, por ser o gestor que garantiu moradias dignas a centenas de famílias de baixa renda, onde cada morador participava do projeto ajudando com a mão de obra própria ou pagando um ajudante.
Xambinho relembra que na eleição de 2020 teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o ex-prefeito Amaro Covre, durante a campanha do então candidato a prefeito Cláudio Boa Fruta.
“Sem dúvidas, lembrarei para sempre do aprendizado repassado por ‘seu Amaro’, pelo que sempre ouvi e li sobre as suas gestões, mas especialmente sobre o dia em que conversamos sobre diversos assuntos. O que mais chamou a atenção, foi o amor que ele sempre demonstrou por Boa Esperança em suas falas. Ele era um visionário, e pelo que sei, dedicou a maior parte da sua vida em prol do desenvolvimento do município. É um orgulho para todos nós políticos capixabas”, destacou o deputado.

Homenagem póstuma
A ideia é homenagear o ex-prefeito que cumpriu cinco mandatos de prefeito entre os anos de 1972 a 2008. Amaro Covre, de 84 anos, faleceu na última sexta-feira, 13, no Hospital Unimed, em Linhares, onde estava internado há vários dias em decorrência de problemas cardíacos.
