A Prefeitura de Vila Pavão voltou a recomendar o uso de máscaras em recintos fechados, ambientes escolares e em locais de grande concentração de pessoas.
Por meio do decreto nº 1.770/2022, a Prefeitura recomenda também outras medidas como vacinação, testagem, distanciamento social e higienização das mãos.
Como incentivo a tais recomendações, o município considerou o cenário epidemiológico com o aumento de transmissibilidade de casos de covid-19 e hospitalizações no Estado do Espírito Santo, além da publicação da Nota Técnica Covid-19 n° 14/2022 – GVS/SESA/ES de 09 de junho desse mês.
No início do mês abril, em razão das melhorias sucessivas no cenário epidemiológico da doença, da elevada cobertura vacinal contra a covid-19 no estado e o avanço da imunização para todas as faixas etária, o município havia flexibilizado o uso das máscaras, exceto nas unidades assistenciais de Saúde e instituições de longa duração para idosos. No entanto, a partir do início deste mês, o número de casos voltou a crescer e a preocupar as autoridades sanitárias.
Do dia 29/05 até a presente data, os casos confirmados saltaram de 2.352 para 2.415, ou seja, surgiram 63 novos casos de Covid-19. Felizmente o número de óbitos estacionou em 19. A última morte, em decorrência da doença na cidade, foi registrada no dia 05 de novembro do ano passado.