grupo

A ameaça aos antibióticos e como seria o mundo sem eles

*Allen Cheng / The Conversation Hoje em dia, ter acesso a uma grande variedade de antibióticos para evitar uma infecção é algo corriqueiro.

Por Portal GN1 em 10/11/2023 às 12:20:29

Com os antibióticos, os resultados contra essas infecções passaram a ser muito melhores.

A vida (e a morte) antes dos antibióticos

Você provavelmente já ouviu falar da descoberta acidental da penicilina, quando esporos de fungos caíram em um prato com bactérias deixadas durante um fim de semana em 1928. Mas o primeiro paciente a receber a penicilina foi um exemplo instrutivo do impacto do tratamento.

Seguir a Rede Notícia no Instagram

Em 1941, o policial Albert Alexander teve um arranhão no rosto que infeccionou. Ele foi hospitalizado, mas, apesar de vários tratamentos, a infecção progrediu e envolveu sua cabeça. Isso exigiu a remoção de um de seus olhos.

Em 1941, Albert Alexander foi hospitalizado com uma infecção grave. Jonathan Borba/Pexels

Howard Florey, o farmacologista australiano que trabalhava em Oxford, estava preocupado com a possibilidade de a penicilina ser tóxica para os seres humanos. Portanto, ele achou que era ético dar esse novo medicamento a um paciente em uma condição desesperadora.

O policial Alexander recebeu a dose disponível de penicilina. No primeiro dia, sua condição começou a melhorar.

Naquela época, porém, era difícil produzir penicilina. Uma maneira de ampliar o suprimento limitado era "reciclar" a penicilina que era excretada na urina do paciente. Apesar disso, os suprimentos acabaram no quinto dia de tratamento de Alexander.

Sem tratamento adicional, a infecção voltou a se instalar. O policial Alexander acabou morrendo um mês depois.

Agora estamos diante de um mundo em que os antibióticos podem estar se esgotando, não por causa de dificuldades na fabricação, mas porque estão perdendo sua eficácia.

Para que usamos antibióticos?

Atualmente, usamos antibióticos em humanos e animais por vários motivos. Os antibióticos reduzem a duração da doença e a chance de morte por infecção. Eles também previnem infecções em pessoas de alto risco, como pacientes submetidos a cirurgias e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Mas os antibióticos nem sempre são usados adequadamente. Estudos mostram consistentemente que uma ou duas doses previnem adequadamente as infecções após a cirurgia, mas os antibióticos são frequentemente continuados por vários dias desnecessariamente. E, às vezes, usamos o tipo errado de antibiótico.

Pesquisas descobriram que 22% do uso de antimicrobianos em hospitais é inadequado.

Farmacêutico olha o rótulo da caixa de medicamentos
Os antibióticos são usados por mais tempo do que o necessário e, às vezes, o tipo errado é usado. National Cancer Institute/Unsplash

Em algumas situações, isso é compreensível. As infecções em diferentes locais do corpo geralmente são causadas por diferentes tipos de bactérias. Quando o diagnóstico não é certo, geralmente erramos por precaução, administrando antibióticos de amplo espectro para garantir que tenhamos tratamentos ativos para todas as infecções possíveis, até que haja mais informações disponíveis.

Em outras situações, há um grau de inércia. Se o paciente estiver melhorando, os médicos tendem a simplesmente continuar o mesmo tratamento, em vez de mudar para uma opção mais apropriada.

Na prática geral, a questão da incerteza diagnóstica e da inércia terapêutica costuma ser ampliada. Os pacientes que se recuperam após o início do uso de antibióticos geralmente não precisam fazer exames ou voltar para revisão, portanto, não há uma maneira fácil de saber se o antibiótico foi realmente necessário.

A prescrição de antibióticos pode ser ainda mais complexa se os pacientes estiverem esperando "um comprimido para cada doença". Embora os médicos geralmente sejam bons em orientar os pacientes sobre a probabilidade de os antibióticos não funcionarem (por exemplo, para infecções virais), sem testes de confirmação, sempre pode haver uma dúvida persistente na mente dos médicos e dos pacientes. Ou, às vezes, o paciente vai a outro lugar para encontrar uma receita.

Em outras infecções, a resistência pode se desenvolver se os tratamentos não forem administrados por tempo suficiente. Esse é particularmente o caso da tuberculose, causada por uma bactéria de crescimento lento que requer um curso particularmente longo de antibióticos para ser curada.

Assim como nos seres humanos, os antibióticos também são usados para prevenir e tratar infecções em animais. Entretanto, uma parte dos antibióticos é usada para promover o crescimento. Na Austrália, estima-se que 60% dos antibióticos foram usados em animais entre 2005 e 2010, apesar de a promoção do crescimento ter sido eliminada gradualmente.

Por que o uso excessivo é um problema?

As bactérias se tornam resistentes ao efeito dos antibióticos por meio da seleção natural – aquelas que sobrevivem à exposição aos antibióticos são as cepas que têm um mecanismo para escapar de seus efeitos.

Por exemplo, os antibióticos às vezes são administrados para prevenir infecções recorrentes do trato urinário, mas, como consequência, qualquer infecção que se desenvolva tende a ser causada por bactérias resistentes.

Quando ocorre resistência aos antibióticos de primeira linha comumente usados, muitas vezes é preciso ir mais fundo na bolsa para encontrar outros tratamentos eficazes.

Alguns desses antibióticos de última linha são aqueles que foram substituídos porque tinham efeitos colaterais graves ou não podiam ser administrados convenientemente em comprimidos.

Novos medicamentos para algumas bactérias foram desenvolvidos, mas muitos são muito mais caros do que os antigos.

Tratando os antibióticos como um recurso valioso

O conceito de antibióticos como um recurso valioso levou ao conceito de "administração antimicrobiana", com programas para promover o uso responsável de antibióticos. É um conceito semelhante à administração ambiental para evitar a mudança climática e a degradação ambiental.

Os antibióticos são uma classe rara de medicamentos em que o tratamento de um paciente pode potencialmente afetar o resultado de outros pacientes, por meio da transmissão de bactérias resistentes a antibióticos. Portanto, assim como os esforços para combater as mudanças climáticas, a administração de antibióticos depende da mudança de ações individuais para beneficiar a comunidade em geral.

Cirurgião amarra sua máscara
A administração de antimicrobianos depende da tomada de decisões individuais, em prol de um bem maior. SJ Objio/Unsplash

Assim como a mudança climática, a resistência aos antibióticos é um problema complexo quando visto em um contexto mais amplo. Estudos associaram a resistência aos valores e às prioridades dos governos, como corrupção e infraestrutura, incluindo a disponibilidade de eletricidade e serviços públicos. Isso destaca que há "causas das causas" mais amplas, como gastos públicos com saneamento e assistência médica.

Outros estudos sugeriram que os indivíduos precisam ser considerados dentro das influências sociais e institucionais mais amplas sobre o comportamento de prescrição. Como todo comportamento humano, a prescrição de antibióticos é complicada, e fatores como o que os médicos consideram ser uma prescrição "normal", se a equipe júnior sente que pode desafiar os médicos seniores e até mesmo suas opiniões políticas podem ser importantes.

Também há problemas com o modelo econômico para o desenvolvimento de novos antibióticos.

Quando um novo antibiótico é aprovado para uso pela primeira vez, a primeira reação dos prescritores é não usá-lo, seja para garantir que ele mantenha sua eficácia ou porque geralmente é muito caro.

No entanto, isso não incentiva o desenvolvimento de novos antibióticos, principalmente quando os orçamentos de pesquisa e desenvolvimento da indústria farmacêutica podem ser facilmente desviados para o desenvolvimento de medicamentos para doenças que os pacientes tomam por anos, em vez de alguns dias.

A pandemia de resistência que avança lentamente

Se não agirmos, estaremos diante de um cenário quase impensável em que os antibióticos não funcionarão mais e seremos lançados de volta à idade das trevas da medicina. – David Cameron, ex-primeiro-ministro do Reino Unido

A resistência aos antibióticos já é um problema. Quase todos os médicos de doenças infecciosas já receberam a temida ligação sobre pacientes com infecções que eram essencialmente intratáveis ou que tiveram de se esforçar para encontrar suprimentos de antibióticos de última linha há muito esquecidos.

Já existem hospitais em algumas partes do mundo que tiveram de considerar cuidadosamente se ainda é viável tratar cânceres, devido ao alto risco de infecções por bactérias resistentes a antibióticos.

Um estudo global estimou que, em 2019, quase 5 milhões de mortes ocorreram com uma infecção envolvendo bactérias resistentes a antibióticos. Cerca de 1,3 milhão não teriam ocorrido se as bactérias não fossem resistentes.

relatório O’Neill de 2014 do Reino Unido previu que as mortes causadas pela resistência antimicrobiana poderiam aumentar para 10 milhões de mortes por ano e custar de 2 a 3,5% do PIB global até 2050, com base nas tendências da época.

Sala de espera com pessoas de diferentes origens étnicas
Sem mudanças, mortes por infecções resistentes a antibióticos aumentarão. Shutterstock

O que podemos fazer a respeito?

Há muito que podemos fazer para evitar a resistência a antibióticos. Podemos fazê-lo:

  • aumentar a conscientização de que muitas infecções melhoram por si mesmas e não precisam necessariamente de antibióticos
  • usar os antibióticos que temos de forma mais adequada e pelo menor tempo possível, com o apoio de políticas clínicas e públicas coordenadas e nacionais com supervisão
  • monitorar as infecções causadas por bactérias resistentes para informar as políticas de controle.
  • reduzir o uso inadequado de antibióticos em animais, como promoção do crescimento.
  • reduzir a transmissão cruzada de organismos resistentes em hospitais e na comunidade.
  • prevenir infecções por outros meios, como água limpa, saneamento, higiene e vacinas.
  • continuar a desenvolver novos antibióticos e alternativas aos antibióticos e garantir que os incentivos corretos estejam em vigor para estimular um fluxo contínuo de novos medicamentos.

Por: Allen Cheng – Professor de Doenças Infecciosas, Monash University

The Conversation

Fonte: Rede Notícia

Comunicar erro

Comentários

Anuncie aqui 3